quarta-feira, 14 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?






QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Curso Tecnologia na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TIC
Cursista: Elzirene G. Guimarães


Sou professora desde 1994, faz tempo...
Me formei em Geografia e fiquei bastante tempo trabalhando na escola. Agora trabalho na Diretoria de Ensino mas contribuo no pedagógico das escolas.
Professor nunca deixa de ser professor!
A escola hoje não é mais a detentora e transmissora de todo o conhecimento, o professor não é só o que ensina conteúdos e sim um incentivador, um orientador, um mediador do conhecimento. Hoje os saberes são dinâmicos, as mudanças acontecem a todo o momento, de forma muito rápida e o professor como aprendiz deve correr atrás.
É um grande desafio para o professor, em muitos momentos aprendemos mais do que ensinamos, principalmente no uso das tecnologias. Tem aluno dando de lavada em muitos professores, por isso a necessidade de estamos sempre nos capacitando para não ficarmos de saia justa. Quando nos colocamos no papel de aprendizes, mudamos a forma de ensinar. Se me coloco no lugar do aluno, do outro, antes de professor, numa atitude mais receptiva e atenta com certeza terei um outro ponto de vista e com certeza mudarei minha percepção até mesmo no avaliar.
Sempre estarmos em busca de novos conhecimentos para melhorar a prática. A nossa missão é transmitir conhecimentos, criar oportunidades de aprendizagem, ampliar horizontes dos nossos educandos e também, por que não dos nossos colegas de trabalho. Mas para que isso aconteça devo sempre buscar me aprimorar, compreender o meu verdadeiro papel de educadora. Estudar sempre, ler muito, aprender com os colegas ouvindo suas sugestões e opiniões.