sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Currículo

A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Neste sentido, conforme Gimeno Sacristán (1998): “A escolaridade é um percurso para os alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade ” (p. 125). Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino ou também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. Cabe as escolas organizar o ensino que privilegie a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, e a aplicação dos conhecimentos no dia-a-dia, desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta. Não podemos esquecer das contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo. Com esta integração entre currículo e tecnologia haverá mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula. A sala de aula será um espaço transformador, gerador de conhecimentos por meio da interação e reflexão crítica que contribuirá na formação do educando. Então cabe ao professor desenvolver projetos de acordo a proposta curricular da escola, investigar os interesses dos alunos e as possibilidades de uso dos equipamentos tecnológicos disponíveis. E não esquecer que quando o aluno participa junto desde a elaboração, com certeza a execução e avaliação das idéias e práticas serão mais prazerosas e a aprendizagem mais coesa.