quarta-feira, 14 de abril de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?






QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


Curso Tecnologia na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TIC
Cursista: Elzirene G. Guimarães


Sou professora desde 1994, faz tempo...
Me formei em Geografia e fiquei bastante tempo trabalhando na escola. Agora trabalho na Diretoria de Ensino mas contribuo no pedagógico das escolas.
Professor nunca deixa de ser professor!
A escola hoje não é mais a detentora e transmissora de todo o conhecimento, o professor não é só o que ensina conteúdos e sim um incentivador, um orientador, um mediador do conhecimento. Hoje os saberes são dinâmicos, as mudanças acontecem a todo o momento, de forma muito rápida e o professor como aprendiz deve correr atrás.
É um grande desafio para o professor, em muitos momentos aprendemos mais do que ensinamos, principalmente no uso das tecnologias. Tem aluno dando de lavada em muitos professores, por isso a necessidade de estamos sempre nos capacitando para não ficarmos de saia justa. Quando nos colocamos no papel de aprendizes, mudamos a forma de ensinar. Se me coloco no lugar do aluno, do outro, antes de professor, numa atitude mais receptiva e atenta com certeza terei um outro ponto de vista e com certeza mudarei minha percepção até mesmo no avaliar.
Sempre estarmos em busca de novos conhecimentos para melhorar a prática. A nossa missão é transmitir conhecimentos, criar oportunidades de aprendizagem, ampliar horizontes dos nossos educandos e também, por que não dos nossos colegas de trabalho. Mas para que isso aconteça devo sempre buscar me aprimorar, compreender o meu verdadeiro papel de educadora. Estudar sempre, ler muito, aprender com os colegas ouvindo suas sugestões e opiniões.

7 comentários:

  1. Olá Elzi.
    Gostei bastante de seu blog. Desejo que esse curso possa proporcionar novos conhecimentos que irá utilizar na vida profissional e pessoal.
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elzirene!
    Gostei da sua a atividade 1. Vamos explorar mais as ferramentas do Blog, poste as demais atividades da Unidade 1 do material do aluno!!! Visita os blogs de seus colegas.
    Abraço
    Rejane

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!!!!
    Adorei sua criatividade,seu blog está show!!!!
    Bjinhossssssssssss
    Ivana

    ResponderExcluir
  4. Olá garota!!!!
    Gostei da sua criatividade, continue com esse brilho.
    bjuuus
    Elizamar

    ResponderExcluir
  5. Oi branquinha você é incrível, dei uma espiada no seu blog e gostei muito, quero sugestões para melhorar o meu. Beijos Rosilde

    ResponderExcluir
  6. Olá Elzirene!!!!

    Seu blog está lindão, parabéns!


    Um abraço Adriana

    ResponderExcluir
  7. colega, você é dez, nota-se que faz parte do seu convivio estar sempre aberta para servir os outros, obrigada por ser sua colega!!! nadir

    ResponderExcluir