sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Currículo

A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Neste sentido, conforme Gimeno Sacristán (1998): “A escolaridade é um percurso para os alunos/as, e o currículo é seu recheio, seu conteúdo, o guia de seu progresso pela escolaridade ” (p. 125). Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino ou também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. Cabe as escolas organizar o ensino que privilegie a cultura local, o estudo de problemas cotidianos, e a aplicação dos conhecimentos no dia-a-dia, desenvolvendo métodos de acompanhamento das aprendizagens que atendam ao contexto de desenvolvimento que cada aluno apresenta. Não podemos esquecer das contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo. Com esta integração entre currículo e tecnologia haverá mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula. A sala de aula será um espaço transformador, gerador de conhecimentos por meio da interação e reflexão crítica que contribuirá na formação do educando. Então cabe ao professor desenvolver projetos de acordo a proposta curricular da escola, investigar os interesses dos alunos e as possibilidades de uso dos equipamentos tecnológicos disponíveis. E não esquecer que quando o aluno participa junto desde a elaboração, com certeza a execução e avaliação das idéias e práticas serão mais prazerosas e a aprendizagem mais coesa.

6 comentários:

  1. Elzirene,

    É verdade que os projetos escolares devem levar em conta os interesses dos alunos e que estes não devem fazer parte somente da execução do mesmo, mas também da elaboração para que os resultados sejam satisfatórios e significativos.

    Keile Nunes

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  2. Elzirene,
    Muito legal seu texto. Pensar em um currículo que privilegie um ensino que seja de fato significativo para o aluno é pensar numa proposta que promova a interação em sala de aula, que promove aprendizagem.É preciso rever muita coisa, inclusive melhorar a formação de nossos professores para que os mesmos adotem novas posturas frente ao ensino.

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  3. Com certeza concordo quando você diz que a integração entre currículo e tecnologia haverá mudanças na aprendizagem, no ensino e na sala de aula. A sala de aula será um espaço transformador, gerador de conhecimentos por meio da interação e reflexão crítica que contribuirá na formação do educando.
    Estamos apostando nisso.
    Um abraço, Rosilde

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  4. Olá Miga!!!
    Adorei seu texto.Se houvesse mesmo a integração do currículocom as TICso aprendizado seria com certeza bem melhor.
    Abraços
    Ivana

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  5. ao estudar sobre curriculo pude perceber q o seu conceito é muito mais amplo do que podia imaginar.
    Pois curriculo não é apenas uma grade que deve ser seguida e cumprida na escola. curriculo ultrapassa as barreias da escola. Não podemos mais valorizar a grade e desprezar os conhecimentos construidos pelos alunos. curriculo é o conjunto de aprendizados que forma essa tal carreira DE VIDA.
    UM GRANDE ABRAÇO

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  6. Olá colega, seu texto está muito pertinente e retratou bem a relação entre curriculo e tecnologia.
    Abços,
    Elda Reijane

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