segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Banco de Projeto

Eixo 1
Atividade 1.4
Cursista: Elzirene G. Guimarães
Tutora: Aldízia Carneiro de Araújo
Identificação: Escola Estadual Dom Domingos Carrerot, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Áreas: Ciências, Língua Portuguesa, Artes, Matemática, História, Geografia.
Título do Projeto: Dengue: prevenir para não remediar.
Característica do Projeto: Interdisciplinar.
Descrição Geral:
Quando executamos um projeto desenvolvemos nos alunos conceitos, disciplina, senso crítico, colaboração e cidadania. Trabalhando com projeto podemos integrar as disciplinas e realizar as atividades propostas com a ajuda da tecnologia, pois as atividades com certeza ficaram mais motivadoras e despertará nos alunos a busca do conhecimento.
Trabalhei alguns anos atrás na Escola Estadual Dom Domingos Carrerot e desenvolvemos vários projetos, mas um me marcou pelo envolvimento dos alunos, que foi o Projeto Dengue. Todo o conhecimento foi construído em conjunto com os alunos do 6º ao 9º anos do Ensino fundamental para que se envolvessem e despertasse seu senso de responsabilidade. Os alunos fizeram pesquisas sobre o tema e descobriram muitas coisas interessantes principalmente sobre os prejuízos que a dengue estava causando para a população de Porto Nacional. Entrevistaram pessoas da área de saúde e comunidade e o mais interessante fizeram mutirão de limpeza na escola e sensibilização da comunidade para que limpassem seus quintais.
Tecnologias Utilizadas: computador, internet, retro-projetor, máquina fotográfica, caixa de som, microfone.
Comentários: É muito importante pensar globalmente, mas também agir localmente. E as ações dos alunos com certeza fizeram a diferença tanto para o grupo como para a comunidade beneficiada através das propostas de intervenções que foram surgindo nos meses que seguiram o projeto. Foram realizadas pelo grupo: coletas seletivas, exposições, jogos, palestras, concursos de cartazes, paródias, teatro, que reconheceu como necessária a mudança de hábitos e de comportamento frente à problemática da dengue. Os conteúdos trabalhados integraram-se ao currículo de todas as disciplinas, uma vez que a doença Dengue era de interesse de todos os alunos e comunidade.
A contribuição do uso das tecnologias e mídias neste projeto foi de fundamental importância, uma vez que sabemos que, quando utilizamos os recursos tecnológicos, estamos também tocando o aspecto emocional das pessoas envolvidas e despertando a construção de conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário