PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS
A educação tradicional (anterior a toda tecnologia), tal como uma metáfora do copo meio vazio, vê o aluno sempre como um ser em falta com os conteúdos, o comportamento e a motivação. Segundo essa visão, o aluno ainda não sabe, não pode, não se motiva e não está preparado. A educação deveria servir exatamente para que descubramos que sabemos, que podemos, que estamos preparados e que queremos mais. (BLIKSTEIN:2002)
Partindo desta afirmação observamos que as tecnologias estão no nosso dia-a-dia e não dá pra voltar mais pro modelo tradicional e sim integrá-la ao pedagógico. A maioria de nossos alunos tem internet em casa, quando não tem utilizam outros ambientes informatizados, mas não encontram esses recursos na escola, o que para eles deixa de ser atrativo.
O texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo tendo medo de ousar, medo do novo.
Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz. Pra que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverá usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC;
Pedro Demo – Os desafios da linguagem no século XXI.
Cursita: Elzirene Guimarães
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Elzirene
ResponderExcluirCom certeza a mídia veio para ficar não tem mais volta, no entanto é necessário utilizar de modo consciente e com um planejamento articulado com a tecnologia.
@braços,
Elisângela
Oi amiga!!!
ResponderExcluirEstá antenada mesmo às tecnologias! Que bom!
Concordo com você quando se refere a importância do professor uar as tecnologias em suas aulas, mas é preciso que primeiro ele se aproprie dela de forma consciente.
Bjos!
Olá colega!!!
ResponderExcluirGostei muito do seu texto,pois retrata muito bem a constante busca pelo uso das TICs na escola.E esse ainda é um grande desafio.
Abraços
Ivana
Oi colega,
ResponderExcluirconcordo plenamente com vc, pois os recursos tecnologicos vieram para fica e devem ser utilizados por todos.
Bjos,
Elda Reijane.