segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Programas - Biblioteca da Escola

Apresentação
A democratização do acesso às fontes de informação; o fomento à leitura e à formação de alunos e professores leitores; e o apoio à atualização e ao desenvolvimento profissional do professor são os principais objetivos do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE. Por meio da distribuição de acervos de obras de literatura, de pesquisa e de referência e outros materiais relativos ao currículo nas áreas de conhecimento da educação básica, o Ministério da Educação apoia o cidadão no exercício da reflexão, da criatividade e da crítica.

Desde que foi criado, em 1997, o programa vem se modificando e se adequando à realidade e às necessidades educacionais. Sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, tem recursos financeiros originários do Orçamento Geral da União.

PNBE 2011

Em 2011, mais de vinte milhões de estudantes serão beneficiados pelo programa Biblioteca da Escola. Sete milhões de livros de literatura serão enviados para escolas públicas de ensino fundamental (49.799 unidades de ensino do 6º ao 9º ano) e de ensino médio (17.830 escolas). Os acervos terão títulos de diversos gêneros literários, como contos, crônicas, romances, poemas e histórias em quadrinhos.

Conheça a lista das obras selecionadas para o programa Biblioteca da Escola 2011.



PNBE 2010

Compostos por títulos de poemas, contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, romances, memórias, biografias, ensaios, histórias em quadrinhos e obras clássicas, os acervos contemplaram cerca de 24 milhões de alunos em 2010. A distribuição envolveu 10,7 milhões de livros a todas as escolas públicas da educação infantil (86.379 escolas), do ensino fundamental (122.742 escolas do 1º ao 5º ano) e da educação de jovens e adultos (39.696 escolas).

Conheça a lista das obras selecionadas para o programa Biblioteca da Escola 2010.

PNBE Professor 2010

Em 2010, os professores da rede pública receberão livros direcionados à orientação do ensino em cada disciplina da educação básica. O objetivo da iniciativa é o apoio pedagógico, destinado a subsidiar teórica e metodologicamente os docentes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem nos respectivos campos disciplinares, áreas do conhecimento e etapas/modalidades da educação básica. As obras serão divididas em cinco categorias: anos iniciais do ensino fundamental; anos finais do ensino fundamental; ensino médio regular; ensino fundamental da educação de jovens e adultos; e ensino médio da educação de jovens e adultos.

No primeiro semestre de 2010, o PNBE Professor está na fase de avaliação pedagógica junto ao Ministério da Educação. A previsão para o início da distribuição das obras às escolas é no segundo semestre.

Mais informações no Edital PNBE Professor 2010.

PNBE Periódicos

Outra iniciativa para 2010 é a distribuição de periódicos para as bibliotecas das escolas públicas. De cunho eminentemente pedagógico, as revistas serão complemento à formação e à atualização dos docentes e demais profissionais da educação. Para serem adquiridas pelo FNDE, as publicações precisam comprovar, no mínimo, um ano de circulação e apresentar periodicidade de 4 a 12 edições anuais, entre outras determinações especificadas no Edital PNBE Periódicos. A distribuição terá início ao final do primeiro semestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário